Caldeiras e Vasos de Pressão – NR 13

Caldeiras (1) a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sobre pressão superior à pressão atmosférica, mediante a utilização de quaisquer fontes de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Vasos de Pressão (2) são equipamentos que contém fluidos sob pressão interna ou externa.

São, portanto, equipamentos merecedores de todos os cuidados necessários visto que, na falta destes, advém as catástrofes muitas vezes anunciadas pela mídia, com ênfase às vidas que foram perdidas e os danos materiais e morais envolvidos.

Por tais motivos vários são os aspectos para os quais o legislador se voltou, dando-lhes especial atenção, fazendo com que, igualmente nossos contratos fossem especificados na forma abaixo, sendo de relevante importância registra que cada caldeira ou cda vaso de pressão deverá dispor de toda a documentação abaixo.

Prontuário, conforme 13.1.6.a (1) e 13.6.4.a (2);
Registro de Segurança, conforme 13.1.7 (1) e 13.6.5 (2);
Projeto de Instalação, conforme  13.2 (1) e 13.7 (2);
Projeto de Alteração ou Reparo, conforme 13.4.2/3 (1) e 13.9.2/3 (2);
Relatório de Inspeção, conforme 13.5.11/13 (1) e 13.10.8 (2).

Para tanto a Omnia conta com Engenheiros Mecânicos de Segurança do Trabalho, devidamente equipados e qualificados, aptos a atender nossos clientes em tão importantes questões, tanto na elaboração dos Prontuários, dos Registros de Segurança, dos Projetos de Instalação, dos projetos de Alteração ou Reparo ou Relatórios de Inspeção.

 
Copyright © 2007 Omnia Saúde Ocupacional  Política de Privacidade